domingo, 9 de fevereiro de 2014

A verdadeira mudança no Brasil

   Dia desses estava eu debatendo no facebook com um amigo de infância sobre política.  Uma discussão saudável, que me inspirou a escrever esse “pequeno” artigo. Gosto muito dele, foi meu padrinho de casamento, nos conhecemos desde os seis anos de idade. Ele tem doutorado na Europa e eu sou um reles sargento do Exército, então partam do pressuposto que ele sabe mais do que eu. Um assunto delicado, que geralmente eu não costumo falar, apesar do meu livro de ficção ter um pouco da minha opinião política. Foi escrito na minha linguagem, não sou jornalista e ainda nem comecei minha faculdade de Ciências Políticas, então quem ficar de mimimi por causa dos meus jargões vai ser ignorado. Vai ficar grande, por que eu vou falar de muita coisa, de como um governo pode melhorar o Brasil de verdade, torná-lo uma superpotência, um membro do G8, G4 e sei lá mais qual G.

   Vamos lá.

   Existem muitos programas sociais no Brasil, e alguns deles eu considero inúteis! Um deles é o bolsa família! “Destina-se a permitir que a população em situação de pobreza ou de extrema pobreza tenha direito a uma alimentação digna. Integrado ao Fome Zero, está condicionado a uma renda familiar de até R$ 140,00 e seu valor por família varia entre R$ 32,00 e R$ 306,00.” Qual a grande desvantagem desse programa? Tem muita gente pendurada "ad eterno" no bolsa família, que não se preocupar em sair pra trabalhar se tiver um emprego a espera. E TEM emprego à espera! A oferta de emprego aumentou muito no Brasil, o acesso educação também (com programas sociais BONS do governo), mas porque ainda está sobrando vaga em alguns lugares? Porque a tia dali prefere ficar parindo filho e ganhando bolsa família do que fazer esforço em estudar e trabalhar. Enquanto tiverem esses "programas sociais" o povo brasileiro naturalmente preguiçoso não vai se preocupar em pegar no pesado.
   Indo pra cima agora, o salários dos políticos e funcionários diretos dos três poderes! Tem necessidade de um deputado ganhar o absurdo que ele ganha? Pra que? Por que nunca chega um de peito aberto e diminui o contra-cheque estratosférico deles? E quando chega, é taxado de ridículo e/ou ameaçado de morte. E a corrupção? Segundo jornais e notícias, a corrupção já virou crime hediondo. Mas cadê a punição para isso? O Brasil perde 60 FUCKING BILHÕES REAIS no mínimo, por ano, com a corrupção! Precisa ser muito inteligente pra saber que isso faria toda a diferença do mundo? Enquanto um político não for punido exemplarmente por crime de corrupção, os outros não vão se tocar e tremer na base!
   E aí entra outra questão, a justiça brasileira! Ela é falha, muito falha! Os mais ricos, e os políticos principalmente, possuem vantagens na justiça que mais ninguém tem! Imunidade parlamentar, pra que serve isso senão para proteger e facilitar a vida dos corruptos? O que deveria acontecer era uma reforma quase completa no judiciário, e a instituição de, por que não, a pena de morte? Ou vocês acham que criminosos como o Champinha, aquele tromabadinha de 16 que estuprou e torturou aquela jovem em 2003 tem salvação? Tem alguma condição de viver livre na sociedade algum dia? Quem faz uma barbaridade dessas, faz duas, três... Mas a justiça brasileira protege os criminosos, dá bolsa para os presidiários que tem filhos, maior que o salário mínimo do trabalhador! Claro que nem todo criminoso é igual, alguns realmente cumprem sua pena em bom comportamento, pensam no que fizeram e saem da cadeia mudados. Casos raros, mas saem. Então porque não investir dinheiro no sistema penitenciário construindo mais unidades de qualidade? Contratando mais agentes e pagando um salário digno, haverá pouca corrupção, poucos telefones celulares sendo contrabandeados para dentro das cadeias e o crime organizado vai tomar um enorme golpe. Um salário digno para os policiais militares também, que quanto menos recebem honestamente, mais vão atrás de dinheiro desonesto, o famoso “arrego”, como diria o Capitão Nascimento.
   A verdadeira mudança para este país grande, rico e cheio de oportunidades se tornar referência positiva no mundo todo ainda está longe de acontecer. Não interessa a ninguém mudar o que está aí, os ricos querem continuar cada vez mais ricos e os pobres que se danem. Vão votar na corja nas eleições, seja ela azul ou vermelha, em troca de uma cesta básica, pois a maioria são imediatistas e pensam pequeno.

   E você, que teve a paciência de me ler, o que pensa? Concorda, discorda? Comente, critique, digite alguma coisa aí embaixo, é de graça!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário